NADI SHODHANA | Respiração para equilibrar e revigorar sistema nervoso

O nadi shodhana, respiração das narinas alternadas, é considerado o pranayama mais importante do yoga. Promove a purificação ao nível das nadis, canais de energia sutil distribuídos por todo o corpo.

Assista o passo a passo no vídeo:

Ao todo, são 72 mil nadis. As duas principais, ida e pingala, correspondem a cada uma das narinas. A narina direita, energia solar (quente, seca e estimulante) é ligada ao sistema nervoso simpático. A esquerda, energia lunar (fria, úmida e calmante) equivale ao sistema parassimpático. Este pranayama equilibra o sistema nervoso autônomo e tudo aquilo que está em desequilíbrio. Além de revigorar o sistema nervoso e melhorar o rendimento intelectual. O prana, energia inteligente, vai aonde você precisa. E como um todo, harmoniza.

Explico passo a passo no vídeo. Mas para quem preferir, seguem as instruções: Posicione a mão esquerda em jñana mudra e a mão direita em vishnu mudra. Obstrua a narina direita, bloqueando a passagem do ar. Inspire pela narina esquerda. Troque a narina (com os pulmões cheios) e obstrua agora a esquerda. Expire pela narina direita. Continue o pranayama, alternando as narinas sucessivamente, e trocando de narina somente com os pulmões cheios.

Depois me conta nos comentários como você se sentiu.

Namaste, Raissa.

 

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