Vinyasa  | Transformando o desconforto em conforto: uma abordagem física e mental

Para o vinyasa, o  adho mukha svanasana (cachorro olhando para baixo) é uma postura de descanso. Para muitos é difícil de acreditar, mas com a prática você também pode ter esta sensação. É uma postura bem completa  por alongar desde grandes cadeias musculares até a musculatura mais intrínseca.  Para além do físico, é também um convite para refletir como  agimos (ou reagimos) em situações que nos trazem desconforto.

Como lidamos com isso em nossas vidas diáriasA vida nos apresenta diversas situações onde não estamos tão confortáveis. Temos que nos adaptar a isso da melhor forma, com a perspectiva de Santosha (Contentamento), encontrando sempre o lado positivo, por pior que seja a situação.  Por outro lado, muitas vezes sabemos que saindo de uma determinada zona de conforto, encontraremos infinitas possibilidades (reflexão que vai muito além da postura e do aspecto físico). Porém ficamos presos na busca do prazer imediato e não nos permitimos os resultados que  a disciplina, o comprometimento e o esforço podem trazer a longo prazo. Algo nos prende à crença limitante que aquilo faz mais bem do que mal, ainda que momentaneamente. Por isso, procrastinamos a mudança. A satisfação final, que seria muito mais prazerosa é sabotada pelo prazer imediato. Persista na prática e na sua busca. Com disciplina e esforço. Se você não pratica, persista na sua busca pessoal (mas experimente praticar). Vai acelerar qualquer um dos seus processos.

Vamos praticar?

Na minha vida, o adhomukha  simboliza o fato de encontrar repouso no yoga em todos os sentidos. A começar pelo profissional. Finais de semana e feriados são muitas vezes dias úteis. O yoga prevalece através de processos criativos de escrita, cursos, aulas ou workshops. Muitas vezes em momentos de lazer  estou falando sobre yoga com amigos e conhecidos.  Nas minhas horas vagas estou lendo e estudando sobre yoga.  Para muitos é difícil de acreditar,  se questionam se não é bom tirar uma folga, descansar. Mas no yoga encontro conforto. E repouso.

Não tenho dúvida que você também pode encontrar repouso no adho mukha svanasana e em alguma área da sua vida! Se ainda não encontrou.

Namaste. Raissa.

Deixe seu comentário!