Yoga | saúde para o corpo, mente e espírito

Yoga deriva do sânscrito e  vem do termo “yuj” que significa unir ou integrar. Remete a integração do ser em todos os níveis: físico, mental, social, intelectual, emocional e espiritual. Nesta filosofia, a palavra saúde é compreendida como ausência de fatores que perturbem a  mente.  A mente é onde tudo se origina: onde surge um pensamento, que emana uma vibração, que provoca uma emoção, que por fim, se manifesta no físico.

Neste sentido, o yoga se ocupa mais da mente do que do corpo: “qualquer sinal de doença manifestado no corpo é resultado de um desequilíbrio mental ou atitude não saudável”. Já a palavra saúde deriva da raiz etimológica salus, que significa totalidade. Dessa forma, os conceitos de yoga e saúde se equalizam em uma única essência. Ambos norteiam-se na integração, na harmonização da totalidade. A saúde do corpo é a saúde da mente. Uma mente sadia reflete um corpo sadio e vice versa.

Sequência para ansiedade. Vem praticar!!!

O Yoga pode tratar e curar diferentes desequilíbrios. Porém baseia-se na prevenção, que como sabemos, é sempre o melhor remédio. Essencialmente, busca controlar  disfunções antes que se tornem poderosas a ponto de se manifestar  fisicamente como doença.  Em concordância com este conceito de  integração e prevenção está a dupla abordagem holística do Yoga: Yamas e Niyamas no aspecto  psicológico. Asanas e pranayamas naquele físico.  Visando assim, a saúde integrativa do ser. MENS SANA IN CORPORE SANO: uma mente sã em um corpo sadio.

Você também pode gostar de: Meditação para ansiedade

Inspirações:  Yoga Aplicada – da teoria à prática – Manohar Laxman Gharote

Deixe seu comentário!